Áreas de Concentração

As atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no PPgEE são agrupadas em duas grandes áreas de concentração: Processamento da Energia e Processamento da Informação.

Processamento da Energia:

As Linhas de pesquisa nessa área são:

1 - Sistemas Elétricos (SEL)

Simulação digital de sistemas de energia elétrica para efeito de análise, planejamento e projeto. Aplicação de técnicas de inteligência artificial ao diagnóstico de ocorrências no sistema elétrico. Estudos e implementação real de controladores digitais em monitoramento e diagnóstico de sistemas elétricos. Estudos de isolamentos elétricos.

2 - Eletrônica de Potência e Máquinas Elétricas (EPM)

Estudo, Desenvolvimento e Implementação de: Sistemas de Conversão Estática de Energia Elétrica; Sistemas de Acionamento Estático de Máquinas Elétricas e; Máquinas Elétricas e Dispositivos Eletromagnéticos.

Processamento da Informação:

As Linhas de pesquisa nessa área são:

1 - Eletrônica e Telecomunicações (ETL)

Compreende atividades de pesquisa com escopo na transmissão de informação e desenvolvimento de hardware relacionado com as atividades mencionadas. Atividades de pesquisa em sistemas de comunicações móveis, aplicações da teoria da informação, micro-ondas e eletromagnetismo e microeletrônica são contempladas nesta linha.

2 - Instrumentação Eletrônica, Controle e Automação (INC)

Estudo, Desenvolvimento e Implementação de: Transdutores; Sistema Aquisição de Dados, Sistema a Evento Discreto, Instrumentos e Circuitos Eletrônicos para Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Aplicações Industriais, Algoritmos de Identificação e Controle de Processo.

3 – Engenharia da Computação (ECP)

Engenharia de Software, Estudo, Desenvolvimento e Implementação de Sistemas em Tempo Real; Sistemas Tolerantes à Falha; Sistemas para Treinamento Individualizado; Ferramentas e Técnicas Para Desenvolvimento e Avaliação de Interfaces Homem-Máquina; Bancos de Dados Temporais.