Laboratório de Proteção e Simulação de Sistemas de Potência

Laboratório de Proteção e Simulação de Sistemas de Potência - LASSE

Coordenação:

Localização:

Telefones:

+55 (83)

Apresentação:

O Laboratório de Proteção e Simulação de Sistemas Elétricos (LASSE) do DEE foi criado em 1989. Atualmente, está sob a coordenação do Professor Benemar Alencar de Souza.

Trata-se de um Laboratório de Pesquisa que objetiva o estudo do desempenho de sistemas elétricos de potência pela utilização de técnicas de simulação digital e de um modelo analógico em escala reduzida.

O modelo reduzido do sistema elétrico de potência é composto por um microgerador, linhas de transmissão e painéis de monitoração, de controle e de proteção. As linhas e os painéis têm a particularidade de terem sido projetados e construídos in loco. Equipamentos complementares foram adquiridos na Alemanha. Um órgão de cooperação técnica internacional da República Federal da Alemanha (GTZ), proporcionou ao empreendimento a maior parte do suporte financeiro necessário.

São as seguintes as linhas de pesquisa do LASSE:

* Dinâmica e controle de sistemas elétricos. Desenvolvimento de softwares para simulação de transitórios eletromecânicos em sistemas de geração e transmissão. Desenvolvimento de software e hardware destinados ao monitoramento, proteção e controle da excitação e da velocidade de geradores síncronos, em tempo real, utilizando microprocessadores (SISMOCON).

* Proteção de Sistemas Elétricos. Estudos de sistemas de proteção analógicos e digitais aplicados a geradores, transformadores e linhas de transmissão (relés e localizadores de defeitos em linhas de transmissão).

* Materiais magnéticos e equipamentos magnetoelétricos estáticos. Caracterização de materiais magnéticos. Modelagem de transformadores de potência e de corrente para simulação digital do comportamento transitório. Validação dos modelos desenvolvidos através de medições em laboratório.

* Instrumentação Aplicada a Sistemas Elétricos. Desenvolvimento de instrumentos eletrônicos, analógicos e digitais, para medição de grandezas elétricas.

Pesquisadores:

Grupos e Linhas de Pesquisa:

Principais recursos: