Laboratório de Automação e Processamento de Sinais

Laboratório de Automação e Processamento de Sinais - LAPS

Coordenação:

Localização:

Telefones:

+55 (83)

Apresentação:

O Laboratório de Automação e Processamento de Sinais (LAPS) foi instalado em 1987, por iniciativa de professores que retornavam de Doutorado na Alemanha, Canadá e Grã-Bretanha, para dar suporte e continuidade a seus projetos de pesquisa. O professor Benedito Guimarães de Aguiar Neto é atualmente o coordenador do Laboratório.

Realizam-se no LAPS pesquisas nas seguintes linhas: Processamento de Voz; Processamento de Imagens e Comunicações; Sistemas de Automação Industrial e Microeletrônica; e Interface Homem-Máquina.

Na área de Processamento de Voz, o LAPS desenvolve pesquisas em Sistemas de Comunicação Vocal Homem-Máquina, visando proporcionar uma interação através da fala entre o usuário e o computador. O objetivo é que a máquina seja capaz de "entender" o que é falado e reconhecer quem fala. Uma aplicação imediata dos resultados dessa pesquisa seria em sistemas de segurança.

O LAPS tem desenvolvido projetos na área de Processamento Digital de Imagens para o reconhecimento de formas e também de assinaturas. As pesquisas podem encontrar aplicação, por exemplo, no controle de qualidade em uma linha de produção através de sistemas de visão robótica. Já os trabalhos desenvolvidos na área de Automação estão voltados, principalmente, para a redução das perdas de energia nos sistemas elétricos.

Um outro exemplo de projeto em andamento no LAPS, fruto de uma dissertação de Mestrado, trata da restauração de sinais de áudio. Com a utilização de técnicas adequadas, torna-se possível a restauração de gravações antigas, pela minimização dos ruídos que foram introduzidos no sinal de música pela fadiga do material, pelo tempo e limitações do sistema de gravação utilizado à época.

No campo da Extensão e da prestação de serviços, o LAPS tem prestado treinamento a engenheiros de Telecomunicações e assessoria técnica nas áreas de Telecomunicações e Automação de Processos Industriais. Os trabalhos do Laboratório têm sido solicitados pela EMBRATEL, por concessionárias de Telecomunicações do Nordeste e por empresas que desejam a automatização de processos industriais ou de serviços.

Pesquisadores:

Grupos e Linhas de Pesquisa:

Principais recursos: