Laboratório de Alta Tensão

Coordenador:

Localização:

Telefones: +55 (83) telefone

Website:

Descrição:

O Laboratório de Alta Tensão (LAT) do DEE começou a ser implantado em 1974, graças a uma associação de recursos nacionais com os de algumas cooperações técnicas internacionais. Hoje é, na sua especialidade, o laboratório melhor equipado do Norte-Nordeste do país, com uma área construída de 1050 m2 e um corpo bem qualificado e experiente de docentes/pesquisadores que constituem o Grupo de Alta Tensão. O LAT está sob a coordenação do professor Ricardo Jorge Aguiar Loureiro.

O Grupo de Alta Tensão tem assumido, no campo do Ensino, a ministração de disciplinas de Graduação e de Pós-Graduação. Desenvolve atividades de orientação a vários alunos, seja através dos programas de Iniciação Científica (PIBIC) e Especiais de Treinamento (PET), vinculados ao CNPq, seja através de Estágios Supervisionados junto a empresas da região, além da orientação de alunos de Mestrado e Doutorado.

São as seguintes as linhas de pesquisa e desenvolvimento que vêm sendo objeto dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Alta Tensão:

· Transitórios Eletromagnéticos em Sistemas de Potência;

· Modelagem de Núcleos Ferromagnéticos;

· Estudo de Varistores e Pára-Raios para Sistemas Elétricos;

· Detecção e Análise de Sinais de Descargas Parciais;

· Cálculo de Campos Eletromagnéticos.

Em futuro próximo, os pesquisadores do LAT deverão desenvolver trabalhos nas áreas de Harmônicos em Sistemas Elétricos e Aterramento de Sistemas Elétricos.

A produção científica do Grupo de Alta Tensão é constituída por artigos publicados em periódicos científicos internacionais, trabalhos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais, dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas e publicação de livro na área.

O LAT atua no campo da Extensão através da execução de Serviços Técnicos Especializados e pela ministração de Cursos de Extensão. Entre os Serviços, estão: Cálculo de Transitórios em Sistemas de Potência, Cálculo de Campos Eletromagnéticos e Ensaios em Equipamentos Elétricos. Os Cursos de Extensão abordam Transitórios em Sistemas de Potência, Técnicas de Alta Tensão e Laboratório de Alta Tensão.

O Laboratório tem estimulado o intercâmbio LAT-UFPB/EMPRESA pela realização de cursos, ensaios em laboratório e projetos conjuntos.

Pesquisadores:

Pesquisadores

Grupos e Linhas de Pesquisa:

Descrição

Principais recursos:

Descrição