Pós Graduação‎ > ‎

Guida do Aluno

Guia para os estudandes da PPgEE / UFCG.

  1. Na época fixada no Calendário Escolar, antes do início de cada período letivo, o aluno fará matrícula em disciplinas ou em Preparação do Exame de Qualificação, Elaboração de dissertação/tese, se for o caso.
  2. Será permitido o trancamento de matrícula em disciplinas, dentro do prazo especificado no Calendário Escolar, e com o visto do professor da disciplina e do orientador, desde que não reduza a carga-horária mínima permitida, que é de 3 disciplinas para bolsistas, sem computar Metodologia do Ensino Superior.
  3. É vedado o trancamento da mesma disciplina mais de uma vez, salvo casos excepcionais, a critério do Colegiado do curso.
  4. Para integralização do número de créditos exigidos no mestrado, o aluno deverá cursar obrigatoriamente as disciplinas Metodologia do Ensino Superior e submeter-se ao Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Alemão) e realização de Estágio Docência (para bolsistas CAPES-DS).
  5. Os alunos de doutorado que cursaram a disciplina Metodologia do Ensino Superior, no curso de mestrado, poderão ser dispensados da mesma no doutorado, desde que solicitem aproveitamento junto à Coordenação.
  6. O mesmo procedimento será adotado para o Exame de Proficiência em Língua, que, além do exame prestado no mestrado, o doutorando terá que prestar exame em uma segunda língua estrangeira no curso de doutorado.
  7. O aluno de mestrado deverá integralizar um mínimo de 24 créditos, onde já estão incluídos os créditos de Metodologia do Ensino Superior.
  8. O aluno de doutorando deverá integralizar um mínimo de 36 créditos, no mínimo 10 serão em Projeto e Pesquisa, podendo ainda no total, aproveitar os créditos atribuídos ao Título de Mestre ou aqueles obtidos em outro curso de pós-graduação.
  9. Todo aluno de doutorado que houver concluído curso de mestrado, poderá solicitar equivalência do Título de Mestre. O Título de Mestre, obtido em curso credenciado, ou legalmente revalidado, para efeito de aproveitamento em curso de doutorado, poderá equivaler a um máximo de 24 créditos, a critério do Colegiado do curso.
  10. Para as disciplinas Projeto e Pesquisa, Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica e Seminário em Engenharia Elétrica, o aluno solicitará à Secretaria da Coordenação no ato da matrícula, os formulários próprios, que deverão ser preenchidos de acordo com as normas/roteiro constantes nos mesmos. Para qualquer uma das disciplinas acima, será definido pelo orientador da mesma, um sub-título e o número de créditos, e em seguida devolvido à Coordenação para homologação junto ao Colegiado do curso. Só poderá ser atribuido um máximo de 3 créditos para as disciplinas acima mencionadas.
  11. Para conclusão das disciplinas Projeto e Pesquisa o orientador deverá encaminhar juntamente com a declaração de conceito obtido, um relatório final elaborado pelo aluno e a lista de presença do seminário de apresentaçaõ, na qual deverá constar a assinatura de no mínimo, dois professores do programa. A secretaria da COPELE dispõe de formulário padrão de lista de presença para estes seminários.
  12. Será de 12 a 27 meses, a duração mínima e máxima do Curso de Mestrado e de 24 a 54 meses do Curso de Doutorado, incluindo o tempo de preparação do trabalho de dissertação/tese.
  13. O aluno poderá solicitar Interrupção de Estudos pelo prazo máximo de 3 meses para o mestrado e de 6 meses para o doutorado, não se computando no tempo de integralização do curso, com direito a prorrogação de mais 3 e 6 meses respectivamente para o mestrado e doutorado, mediante justificativa apresentada e aprovada pelo Colegiado.
  14. O aluno de mestrado que já tiver integralizado os créditos exigidos deverá matricular-se na disciplina Projeto de Dissertaçã, para a qual será concedido três créditos. A referida disciplina terá como finalidade a preparação e apresentação do projeto de dissertação de mestrado de acordo com o modelo padrão, que se encontra à disposição na secretaria da COPELE. Durante o trimestre, o aluno fará a apresentação do referido projeto através de um seminário.
  15. O aluno de doutorado que já tiver integralizado os créditos exigidos, incluindo as disciplinas Projeto e Pesquisa, Língua Estrangeira e Estágio Docência (para bolsistas CAPES-DS), poderá apresentar requerimento para submissão ao Exame de Qualificação, encaminhado pelo aluno à Coordenação dos Cursos, acompanhado de parecer do(s) orientador(es), no prazo de até 30 meses a partir da primeira matrícula no curso, a fim de ser apreciado por uma comissão designada pelo Colegiado.
Comments