Laboratório de Comunicações - LABCOM

Telefones:

+55 (83) 310-1536 ou 310-1391

Apresentação:

O Laboratório de Comunicações (LABCOM); do Departamento de Engenharia Elétrica, vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, é constituído por um grupamento de professores e pesquisadores interessados no estudo e desenvolvimento de métodos e sistemas para Comunicações Analógicas e Digitais, Processamento da Informação, Codificação, Comunicações Ópticas, Telefonia Digital, Comunicações Móveis, Processamento Digital de Sinais e no interrelacionamento entre estas áreas, principalmente no que diz respeito a aplicações no setor empresarial.
Este grupo vem desenvolvendo atividades de ensino de graduação e pós-graduação, atividades de pesquisa e atividades de extensão, prestnado serviços a empresas públicas de geração de energia elétrica e telecomunicações, bem como a indústria que frequentemente recorrem aos serviços especializados do Laboratório.
A atuação do LABCOM na área de extensão pode ser avaliada pelos convênios e cursos de treinamento oferecidos a empresas e universidades como a EMBRATEL, TELERN, CHESF, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual da California (CSU).

Pesquisadores:

• Marcelo Sampaio de Alencar
  • Francisco Marcos de Assis
  • José Ewerton Pombo de Farias
  • Benedito Guimarães Aguiar Neto
  • João Marques de Carvalho
  • Bruno Barbosa Albert

Grupos e Linhas de Pesquisa:

Associado ao LABCOM temos os seguintes grupos de pesquisa:
  • GEPOTI - Grupo de Estudos em Problemas de Otimização e Transmissão da Informação, liderado pelo professor Francisco Marcos de Assis.
  • Grupo de Comunicações, liderado pelo professor Marcelo Sampaio de Alencar.

Principais recursos:

Os príncipais recursos do laboratório de comunicações são:
  • 5 computadores (um deles com processador Athlon de 64 bits) rodando Linux.
  • Uma impressora laser.
  • Mini-biblioteca com manuais e livros de interesse.
  • Material de bancada (Osciloscópio, geradores de função, fontes, etc).
  • Uma bancada energizada.
  • Um quadro branco e mesas para reunião ou aula.