Resumo do projeto pedagógico
- Histórico do
Curso
- Perfil do
Engenheiro
- Objetivo do
Curso
- Metodologia
- Identificação
dos Conteúdos
1. Histórico do Curso
O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
teve o seu funcionamento autorizado pelo Conselho
Universitário
da UFPB em abril de 1963, com a convocação do primeiro
exame vestibular para selecionar os candidatos (foram 16
os aprovados).
As aulas foram iniciadas em 17 de junho do mesmo ano,
ainda na saudosa
Escola Politécnica da UFPB, a POLI. O Curso é reconhecido
pelo Conselho Federal de Educação - CFE desde 17 de
maio de 1971.
Atuando há 35 anos na formação de engenheiros
eletricistas para o estado, a região Nordeste e o país,
a Engenharia Elétrica de Campina Grande veio se
consolidando
nacionalmente como marca registrada de pioneirismo,
competência
e qualidade.
Atualmente, os engenheiros eletricistas formados pelo CCT
continuam
sendo cobiçados pelo mercado de trabalho, com atuação
em todo o país, merecendo destaque o grande número
de egressos recrutados pelas modernas empresas do setor
eletro-eletrônico,
situadas na Zona Franca de Manaus.
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2. Perfil do Engenheiro
"Sólida formação científica e
profissional geral que capacite o engenheiro a absorver e
desenvolver
novas tecnologias, permitindo a sua atuação crítica
e criativa na identificação e resolução
de problemas, considerando seus aspectos econômicos,
sociais
e ambientais, com visão ética e humanística,
em atendimento as demandas da sociedade".
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3. Objetivo do Curso
O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
da UFCG tem como objetivo formar engenheiros eletricistas
capacitados
a atender às diferentes solicitações profissionais,
com uma visão crítica, criativa e inovadora, através
de uma sólida formação básica, geral
e humanística, associada à sua formação
profissional específica.
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4. Metodologia
Para atingir ao objetivo do curso, a metodologia
utilizada deve
se pautar nas seguintes características:
- O ensino centrado no aluno e voltado para os
resultados do aprendizado;
- A ênfase na solução de problemas de engenharia
e na formação de profissionais adaptáveis;
- O incentivo ao trabalho em equipe e à capacidade
empreendedora
do engenheiro;
- A capacidade de lidar com os aspectos
sócio-econômicos
e político-ambientais de sua profissão;
- O enfoque multidisciplinar e interdisciplinar;
- A articulação com a pós-graduação.
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5. Identificação dos Conteúdos
Os conteúdos curriculares que comporão o Curso são
os seguintes:
5.1 Conteúdos Básicos
Os conteúdos básicos são constituídos
pelo conjunto de conhecimentos comuns a todo engenheiro,
independente
da sua área de formação, no campo da engenharia.
Abrangem o estudo de matérias relacionadas com a formação
básica em: matemática, física, química,
materiais, expressão gráfica, computação,
meio ambiente e humanidades.
5.2 Conteúdos Essenciais
Os conteúdos essenciais são formados pelo conjunto
de conhecimentos comuns a todo engenheiro eletricista,
constituindo-se
como base para a sua formação, independente da formação
profissional específica que possa escolher. Abrangem o
estudo
de matérias relacionadas à formação
profissional geral em: circuitos, eletrônica,
eletrotécnica,
eletromagnetismo e princípios de comunicações.
5.3 Conteúdos Específicos
Os conteúdos específicos correspondem ao conjunto
de conhecimentos que compõem cada uma das ênfases
oferecidas
pelo Curso, fornecendo a especialização ao engenheiro,
dentro de uma das áreas da engenharia elétrica. O
Curso oferece 04 (quatro) ênfases, a escolha do aluno, que
são:
- Eletrônica
- Eletrotécnica
- Controle e Automação
- Telecomunicações
5.4 Conteúdos Complementares
Os conteúdos complementares são divididos em dois
grupos de disciplinas:
O primeiro grupo visa complementar a formação do
engenheiro, nos aspectos generalista e multidisciplinar,
permitindo
ao aluno escolher livremente quaisquer disciplinas
oferecidas no
âmbito da UFCG que pretenda cursar, podendo esta escolha
recair
em disciplinas de formação geral ou disciplinas de
formação específica. As disciplinas serão
cursadas na forma de tópicos especiais.
O segundo grupo busca treinar os alunos no
desenvolvimento de projetos,
procurando explorar o senso crítico e criativo do aluno e
em estágio, voltado para a complementação da
formação profissional, visando a sua integração
ao mercado de trabalho do engenheiro.